segunda-feira, 12 de julho de 2010

POR QUE NAS FLORESTAS TEMPERADAS CAEM AS FOLHAS DE SUAS ÁRVORES?


Na floresta temperada, as árvores eliminam as folhas antes da chegada do inverno. Por isso,essa formação vegetal também é conhecida como floresta de folhas caducas ou decíduas, que significa ''que caem''.
A característica principal dessas espécies é a perda das folhas antes da chegada do, inverno, como medida de protecãõ natural contra a neve. Por esse motivo, a mata é conhecida como floresta de folhas caducuas.essa mata típica dee clima temperado já deixou de existir em maior parte. Em seu lugar, aparecem agora os mais diversos elementos criados pelo homem ao organizar o espaço, sobretudo plantações.
A floreta temperada foi bastante devastada pelos seres humanos , sendo substituída, principalmente, pela agricultura. Hoje, essa formacão vegetal está restrita a poucos parques e reservas na região dos montes apalaches e na costa leste da américa do norte onde o clima é temperado úmido, do tipo oceânico, ou seja, com o verão e o inverno não tão rigoroso, ocorre uma floresta bem mais homogeneas que a mata pluvial, com poucas espécies de árvores.


Vània

9 comentários:

  1. É só observar que as estações do clima temperado são mais determinados: quando é inverno faz frio, quando é verão é quente, ao contrário dos trópicosn onde essa diferença não é perceptível.
    aluna: Bruna

    ResponderExcluir
  2. Antes de perderem as suas folhas por ocasião do inverno, as árvores das florestas de folhas caducas amarelam, conferindo um traço característico ao outono das regiões temperadas úmidas.



    PATRICIA

    ResponderExcluir
  3. A queda das folhas èsta associada a uma adptação das plantas na defesa contra a seca fisiologica

    Aluno:Luciano

    ResponderExcluir
  4. A Floresta temperada, situa-se em áreas de clima temperado úmido ou oceânico, onde os invernos sao rigorosos, com precipitação de neve. Na floresta temperada, as árvores eliminam as folhas antes da chegada do inverno. Por isso, essa formação vegetal também é conhecida como floresta de folhas caducas ou decíduas.
    Anderson

    ResponderExcluir
  5. As florestas temperadas localizam-se em áreas de clima temperado ou úmido e oceânicos, onde os invernos são rigorosos e há também precipitações de neve.
    Delson

    ResponderExcluir
  6. . A queda das folhas está associada a uma adaptação das plantas para se defenderem da seca fisiológica, uma vez que o inverno é bastante rigoroso e a água se congela no solo.

    Sabrina

    ResponderExcluir
  7. Queridos alunos Sabrina, Delson, Anderson,, Luciano, Patrícia,

    É bom ver a participação de colegas, mas observem que estão repetindo informações e isso não enriquece a atividade. Precisamos sempre complementar com algo que ainda não foi dito.

    Vânia,

    Gostaria de saber em quais países e continentes existe a vegetação de folhas caducas.

    Abraços

    Profª

    ResponderExcluir