sexta-feira, 9 de julho de 2010

Clima do Alasca



Por que no Alasca as temperaturas são baixas e o verão é mais curto?

Por causa da localização a 64°30′14" N, 165°23′58" O (64,503877, -163,399409). De acordo com o United States Census Bureau, a cidade tem uma área total de 55 quilômetros quadrados, dos quais, 32,5 quilômetros quadrados de terra e 23,5 quilômetros quadrados de água.
A Alasca é famosa mundialmente pelo seu estereótipo de possuir um , frio durante o ano inteiro. Porém, devido à sua grande extensão, tem climas diferentes, que variam de região a região. No geral, apresenta invernos longos e frios, cujas noites são muito longas, e amenos e curtos, com dias muito longos.
O norte apresenta as temperaturas mais baixas de todo os Estados Unidos. O norte do estado possui um clima polar . A temperatura média no inverno é de -24°C no inverno e de 8 °C no verão. Mínimas podem facilmente chegar aos -50 °C, e máximas dificilmente superam os 15 °C.
A região central e ocidental possui um clima temperado, com temperaturas menores no inverno e maiores no verão que na região sul, apresentando médias de -22 °C no inverno e de 16 °C no verão.
O extremo sul, ao longo do litoral do Estado com o oceano Pacífico, possui um clima temperado, cujos Invernos são amenizados pela corrente oceânica quente do pacífico e pelas correntes de ar amenas vindas do Japão. No sul, a temperatura média no Inverno é de -2 °C, e no verão, de 13 °C. Mínimas variam entre -45 °C no Inverno e 35 °C no Verão.
A amplitude térmica anual é muito elevada.

Karina

3 comentários:

  1. O Alasca têm clima de tipo continental, mais frio, e com temperaturas muito baixas nas zonas setentrionais. Além do Alasca a Groenlândia também apresentam clima polar, muito frio e seco.

    Sabrina.

    ResponderExcluir
  2. Embora a suposição seja que Alasca é uma terra da neve e de temperaturas abaixo de zero, o clima do Alasca realmente é variado extremamente, causados pelas regiões topográficas diferentes.Alasca ocidental tende a ser chuvoso, quando os consoles Aleutian no inverno forem úmidos e chuvosos, com névoa. As nevadas fortes são comuns nas regiões nortes e centrais do estado.

    FERNANDA

    ResponderExcluir
  3. Karina,
    Reveja sua pesquisa - como são as noites e os dias, quanto a sua duração?

    Sabrina,
    O que são zonas setentrionais? Onde ficam?

    Fernanda,
    O que são regiões topográficas diferentes? Por que elas são motivo de climas diferentes?

    Abraços

    Profª

    ResponderExcluir