quinta-feira, 24 de junho de 2010

Massas de ar e de água da América

As massas de ar são uma parcela extensa e espessa da atmosfera com milhares de quilômetros quadrados de extensão, que apresentam características de pressão. A massa de ar dirige-se para o continente americano e ali se instala acima do Brasil, elas podem ser úmidas se estiverem sobre o oceano ou mais secas se estiverem sobre o continente.

Massas de águas são porções de água dos oceanos, mares e lagos que mantém a umidade fazendo com que a variação de temperatura nas áreas próximas seja melhor, por isso as áreas litorâneas tem climas mais amenos e úmidos, ao passo que no interior do continente tem climas mais secos e quentes.
Aluna: Anelize

7 comentários:

  1. Aneliza, gostei.

    As massas de ar ou as massas de água, podem ser frias ou quentes. Diga o que contribui para definir a temperatura dessas massas.

    ResponderExcluir
  2. Massas de ar são grandes bolsões de ar, ventos de escala planetária que se deslocam, por diferença de pressão, pela superfície terrestre, carregando consigo as características de temperatura, pressão e umidade da região em que se originaram.
    COLEGA:DIOVANA.

    ResponderExcluir
  3. As massas de tem origem ocêanica ou continentais frias ou quentes dependendo da distância da linha do equador.

    Sabrina

    ResponderExcluir
  4. anelize:
    as massas de ar são grandes porções com caracteristicas de umidade, pressão atmosférica e temperatura.
    uma massa de ar que se forma sobre uma região quente como a região equatorial, adquirá em sua extensão, caracteristica desse ambiente temperatura alta,baixa pressão e grande umidade
    JAQUELINE P.

    ResponderExcluir
  5. O local de formação da massa de ar é denominado região de origem, é neste local que a massa de ar irá adquirir suas características de temperatura, pressão e umidade. Portanto, uma massa de ar que se forma sobre uma superfície gelada, como a Antártida, apresenta características típicas dessa região, ou seja, temperatura baixa, alta pressão e pouca umidade.
    Ao se deslocarem, as massas de ar vão aos poucos, perdendo as suas características de temperatura, pressão e umidade originadas no momento de sua formação. Esse deslocamento ocorre sempre no sentido das altas pressões para as baixas pressões.

    Colega: Jaqueline S.

    ResponderExcluir
  6. o que contribui para definir as massas de agua é o local de onde elas vem
    ALUNA:ANELIZE

    ResponderExcluir