segunda-feira, 20 de setembro de 2010

ENERGIA DO LIXO

ENERGIA DO LIXO
(A Notícia 14/09/2010)


A proposta de Usina de energia movida a lixo orgânico em São Bernardo do Campo.
Muitos dos recursos da Terra são usados para permitir à sociedade
consumidora radionalidade em seu trabalho.
Vivemos numa sociedade que consome, ou usa, muitos recursos. É a chamada "sociedade de consumo", existente nos paises capitalistas. Esses países desenvolveram um estilo de vida que exige muitos produtos, como carros, televisores, móveis, refrigeradores, livros e cosméticos. Esse estilo de vida consome muitos recursos naturais.
Os resíduos domésticos mais destacados deste segmento são: restos de alimentos, papel higiênico, carbono, plastificados; fraldas descartáveis, absorventes femininos, tubos de creme dental, barbear, hidratantes, óleos bronzeadores; grande parte das embalagens longa vida; galhos, folhas e sementes.
Este tipo de lixo normalmente não recebe nenhum tipo de tratamento específico. Vai para grandes depósitos - os lixões - onde será deixado para a decomposição, servirá de alimentação para ratos e urubus durante cerca de 60 dias.
Após esse período será aterrado onde as reações envolvidas na fermentação irão gerar principalmente gás metano e o chorume (líquido preto composto por produtos da decomposição do lixo).
Uma pequena parte do lixo orgânico é preparado para a produção de fertilizantes naturais. Através de aterros, o lixo é deixado para decompor sob condições controladas, produzindo húmus.
A usina seria implementada junto ao Lixão do Alvarenga e, junto com uma central de reaproveitamento e processamento de resíduos, ocuparia uma área de 30 mil m². Atualmente, São Bernardo gasta R$14 milhões por ano para descartar seu lixo no aterro Lara, em Mauá. A estimativa é de que, com o sistema em funcionamento, os custos caiam pela metade.


Rosimara

4 comentários:

  1. Muito bem Rosimara,

    Pesquise quantas indústrias de reciclagens temos no país - dos diferentes tipos de lixo.

    Profª

    ResponderExcluir
  2. e nos paises que não são tão subdesenvolvidos o que é feito com o lixo . vania

    ResponderExcluir
  3. Rosimara,

    Todo lixo não tratado, não reutilizado contamina o solo, as águas dos rios e as subterrâneas. Como esse lixo pode contaminar as águas subterrâneas?

    Profª

    ResponderExcluir
  4. O lixo e a energia são uns dos maiores problemas atuais, o crescimento de atividades industrial e do consumo gera por um lado o crescimento da produção do lixo e por outro lado a falta de energia para atender a crescente demanda algumas das fontes de energia usadas atualmente são grandes produtoras de lixo, gerando resíduos, na maioria das vezes, prejudiciais à saúde. No entanto, o que é um grande problema pode ser, ao mesmo tempo, uma solução: o lixo pode se tornar ele mesmo uma fonte de energia.
    A Usinaverde é a primeira usina para tratamento térmico do lixo do país. Instalada no Rio de Janeiro, ela é capaz de processar 30 toneladas de lixo, por dia, com uma geração de energia que seria suficiente para atender 20 mil habitantes.

    Aluna : Fernanda

    ResponderExcluir