quinta-feira, 2 de setembro de 2010

Sustentabilidade: Natureza em fúria


Os efeitos das chuvas ocorridas em São Paulo em fevereiro de 2010, demostram os prejuízos financeiros em consequência das chuvas que alcança milhões, como por exemplo no comércio, que deixou de vender R$ 16 milhões por hora, e no transporte de carga deixou de ganhar R$ 605 por dia para operadores logísticos.Além disso a destruição de casas, bairros, paralisação de fábricas e aeroportos e a morte de dezenas de pessoas afogadas e perdidas.
Todos esses acontecimentos em haver com as mudanças climáticas, aquecimento global, destruição das geleiras, o grande crescimento das cidades e a poluição.







O que afeta o clima a ação humana ou natural


O clima, ao longo dos anos, vem mudando significativamente, graças a diversos fatores naturais. Devido a estas mudanças, ao longo do tempo, um estudo sobre os fatores relacionados a estas mudanças climáticas, é efetuado um estudo de como e onde tais mudanças ocorreram, podendo, assim, ajudar na previsão de mudanças futuras. Essa História do clima pode ser deduzida através de impressões naturais, que estão espalhadas pelo planeta. Estas informações podem constituir não só uma amostra de como o clima mudou, mas também de como o clima se comporta, se há ciclos… Também não pode se dizer que o homem não influi no clima.


Nos últimos 2 bilhões de anos, o clima na Terra tem se comportado de forma mais ou menos por ciclo, com períodos

frios, chamado períodos glaciais, e períodos quentes, chamados períodos interglaciais. Estas mudanças bruscas na temperatura são causadas por diferentes aspectos, tais como perturbações na órbita da Terra, a atividade solar, impactos de meteoro, erupções vulcânicas e a ação humana.




Entre as evidências do aquecimento do global incluem-se o aumento observado das temperaturas globais do ar e dos oceanos, o derretimento generalizado dos glaciares e a subida do nível do mar.


Objetivos climáticos:


A união européia pretende até 2050 reduzir entre 60% e 80% as emissões de gases com efeito de estufa, aumentar em 30% a eficiência energética, aumentar para 60% a percentagem de energias renováveis, face ao consumo energético total da UE.


Caracteristicas do aquecimento global:


  • 2.000 quilômetros quadrados. Todo ano, áreas desse tamanho se transformam em deserto devido à falta de chuvas.



  • 2.000 metros. Foi o comprimento que a geleira Gangotri (que tem agora 25 km), no Himalaia, perdeu em 150 anos. E o ritmo está acelerando

  • 750 bilhões de toneladas. É o total de CO na atmosfera hoje. 40% das árvores da amazônia podem desaparecer antes do final do século, caso a temperatura suba de 2 a 3 graus.

    • 40% das árvores da amazônia podem desaparecer antes do final do século, caso a temperatura suba de 2 a 3 graus.



Sabrina.

5 comentários:

  1. Oi Sabrina,

    Gostei da tua pesquisa, porém, como nós, no dia-a-dia poderemos contribuir para frear o aquecimento global?

    um abraço

    Profª

    ResponderExcluir
  2. Podemos contribuir com medidas simples como:

    *Diminuir o consumo de carne bovina.

    *Parar com o uso de carro para ir ao trabalho.

    *Diminuir a emissão de CO2 e gás carbônico na atmosfera.

    *Parar com a devastação das matas e florestas.

    Sabrina

    ResponderExcluir
  3. Com o desmatamento e o agrevamento do aqueciento globalas grandes metropolescomo (SÃO PAULO)estão sujeitas a alagamentos e inundação.

    ResponderExcluir
  4. Eu acho que cada um deve fazer a sua partepara preservar o meio ambeiente e evitar catastrofes naturais, para q nossos filhos mais tarde não passem por mais dificuldades que nós ja estamos passando.
    Bruna.S.

    ResponderExcluir