quinta-feira, 16 de setembro de 2010

O DESAFIO DO IDEB

O DESAFIO DO IDEB
(DC)


Índice de Desenvolvimento de Educação Básica (IDEB), foi criado em 2007 para medir a qualidade de cada escola das redes de ensino. O índice é medido a cada 2 anos e o objetivo é que o país, a partir das metas Municipais e Estaduais tenha nota 6 em 2022- correspondente à qualidade do ensino dos países desenvolvidos.
O índice serve para direcionar políticas para a melhoria da educação. O cálculo é feito com base em taxas de aprovação, abandono escolar e o desempenho dos estudantes no SEAB (Sistema de Avaliação da Educação Básica), que abrange os níveis fundamental e médio e na Prova Brasil, que avalia apenas o nível fundamental.

Florianópolis/Brasília - O governo do estado anunciou, no dia 12 de junho, que Santa Catarina superou as previsões das metas do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), para 2009. Na Região Sul que ocupa o primeiro lugar no ranking nacional, com média 4,3 nas séries finais do ensino fundamental. No ranking nacional, o estado catarinense passou a ocupar o primeiro lugar nas séries iniciais, com 4,9 pontos na média e no terceiro ano do ensino médio, com 4,0.


Se todos os alunos tivessem uma nota boa o IDEB melhoraria e o Estado ou País teria melhor qualidade de vida.

Karina

4 comentários:

  1. Com base nas útimas provas nacionais o IDEB relatou que as escolas estaduais de todo o país tem índice de educação igual ou as vezes melhor do que algumas escolas particulares.(wwww.schwartzman.org.br)

    Sabrina.

    ResponderExcluir
  2. Olá Karina e Sabrina,

    Infelizmente as últimas provas do nosso estado decaíram nas notas, isso significa que menos estamos aprendendo.

    Com certeza temos condições de ter educação de qualidade igual ou superior à escola pública.
    Isso depende mais do aluno do que da instituição de ensino ou dos professores, pois o aluno que quer aprender, vai em busca mesmo sozinho...

    Seria interessante descobrirmos, qual país latino-americano possui melhor qualidade educacional, ou seja, onde o maior número de pessoas concluem o Ensino Médio e até cursos superiores.
    Tentem descobrir isso..

    abrs
    Profª

    ResponderExcluir
  3. O Ideb foi criado pelo Inep em 2007, em uma escala de zero a dez. Sintetiza dois conceitos igualmente importantes para a qualidade da educação: aprovação e média de desempenho dos estudantes em língua portuguesa e matemática. O indicador é calculado a partir dos dados sobre aprovação escolar, obtidos no Censo Escolar, e médias de desempenho nas avaliações do Inep, o Saeb e a Prova Brasil.
    Diovana.

    fonte://portalideb.inep.gov.br/

    ResponderExcluir
  4. O melhor país da américa-latina em termo de educação é Cuba atrás da Alemanha e Japão.

    Sabrina

    ResponderExcluir