quinta-feira, 16 de setembro de 2010

Ressaca do Mar (Diário-Catarinense)

Ressaca do Mar é um fenômeno que está associado com
as correntes de ventos fortes ocorridos em regiões de baixa
pressão atmosférica.
A Ressaca do Mar acontece com a chegada de ondas
violentas que começa quondo há rajadas de ventos que faz
subir o nivel do Mar.


A Prefeitura quer construir um muro para combater a
Ressaca do Mar.
Mas os moradores não sabem se o muro que a Prefeitura
vai construir será eficiente.

Aluno: Anderson

4 comentários:

  1. Gostei do trabalho Anderson,

    Qual município pretende construir a proteção para a ressaca?

    O que está acontecendo: o mar está aumentando de volume que as ondas alcançam as habitações ou são as construções que estão tomando o espaço do mar?

    Pesquise.

    abrs

    Profª

    ResponderExcluir
  2. (BR.ANSWERS.YAHOO.COM)

    Apesar de ocorrer no litoral,a ressaca está associada às correntes de ventos ocorridas em regiões de baixa pressão atmosférica.Para calcular uma ressaca, subtrai-se a maré normal da maré dos períodos de tempestade.

    ANELIZE

    ResponderExcluir
  3. Anderson e colegas,

    Vinte Praias correm o risco de desaparecer

    A ação do homem e causas naturais vêm acelerando a subida do nível do mar no Litoral Paulista. Com isso, pelo menos 20 praias correm o risco de desaparecer nos próximos anos. Pesquisadora do Instituto Geológico de São Paulo, Célia Regina de Gouveia Souza vem monitorando os 600 quilômetros da costa do Estado há 22 anos e aponta situações críticas tanto no sul quanto na parte norte da costa paulista. Em Santos, o estudo mostra que a erosão observada inicialmente na Ponta da Praia está migrando em direção à Praia da Aparecida.

    Nível do Mar já subiu 30 cm no Litoral Paulista
    Estudos apontam que o nível do mar subiu 30 centímetros no Litoral Paulista no século passado, contra uma média de dez centímetros no mesmo período no resto do mundo. Os dados são do Instituto Oceanográfico da USP, que mantém marégrafos em vários pontos da costa do Estado.

    Período Pós Glacial
    Consultora do Ibama e responsável por laudos que nortearam a ação de diversas prefeituras nas últimas décadas, Célia Regina aponta causas naturais para o fenômeno. Segundo a geóloga, a terra ainda vive um período ''pós-glacial'' desde a última glaciação, há 17 mil anos, quando as praias avançaram cerca de 130 quilômetros mar adentro.

    Efeito Estufa é o acelerador
    No entanto, Célia Regina salienta que esse aquecimento natural do planeta está sendo acelerado pelo homem a partir da emissão de gases causadores do efeito estufa, o que acentua o derretimento de geleiras. ''Ninguém dá muita bola, mas a elevação do nível relativo do mar é crítica. Temos perspectivas de que, até o ano de 2100, esse nível suba até um metro em relação ao nível atual'' pesquisadora científica do Instituto Geológico, órgão ligado à Secretaria de Estado do Meio Ambiente.
    Ressacas e prejuízo
    “Além de acelerar o aquecimento global, a ação do homem também seria responsável direto pela erosão que vem diminuindo, gradativamente, a faixa de areia em pelo menos 20 das 79 praias paulistas” Célia Regina.
    ''Quando o nível do mar sobe, o primeiro impacto é nas praias. O mar empurra a praia para dentro do continente e ela tenta se amoldar. Se essa praia tem condição de migrar, tem terreno lá para trás, ela vai tentar atingir o equilíbrio. Se ela não tem espaço acaba sumindo'', completa a geóloga.
    A retirada desordenada de areia pelas próprias prefeituras e construções impróprias em uma faixa conhecida pelos estudiosos como pós-praia potencializam ainda mais o avanço do mar em direção às avenidas à beira-mar, acentuando os prejuízos a cada ressaca.


    Proteger o continente
    Já há alerta que as interferências promovidas pelo homem no ambiente costeiro, como o aterro de áreas e a construção no pós-praia, causam impactos previsíveis. ''A primeira função da praia é dissipar a energia, proteger o continente das ondas, se o homem constrói em lugares indevidos, a natureza reclamará.
    http://www.guaruja1.xpg.com.br

    Quando nos conscientizaremos?

    Em Santa Catarina a última ressaca, que destruiu postos salva-vidas, foi no dia 23/09, conforme A Notícia do dia 24.

    Estamos tomando o espaço da natureza, sem respeitar seus limites??

    Profª

    ResponderExcluir
  4. Nos ultímos meses ressacas constantes em Balneário Piçarras no litoral norte de Santa Catarina, obrigaram a defesa civil interditar e demolir um posto- salva vidas na praia central. A ação do mar reduziu a faixa de areia e formou uma espécie de barranco de um metro de altura.

    Alunas: Fernanda e Anelize

    ResponderExcluir