quinta-feira, 2 de setembro de 2010

Problemas de Fronteiras


Problemas da fronteira

O intenso transporte entre os países do MERCOSUL gera problemas que precisam ser resolvidos.
No Paraná, o presidente da Fetrancesc, Pedro Lopes participou de uma reunião do comitê de fronteiras, que vai tentar resolver a demora dos serviços de despacho da alfândega e a falta de cumprimento de um acordo por parte da Argentina em relação a muitos veículos Brasileiros. Outro tema que será discutido será a modernização do Porto Seco, em Dionísio Cerqueira, que não oferece infraestrutura para os motoristas.


Josué

3 comentários:

  1. Josué,
    Você esqueceu a fonte da notícia.

    Quais são os países do Mercosul?

    um abraço
    da profª

    ResponderExcluir
  2. A Polícia Federal é a responsável pela vigilância das fronteiras brasileiras.
    Ao longo de toda a fronteira há apenas 23 postos oficiais de fiscalização da Polícia Federal, da Receita Federal e do Ministério da Saúde.
    Entre os muitos problemas que as falhas na vigilância fronteiriça trazem ao Brasil estão os estrangeiros clandestinos no país, a entrada de drogas e armas e a evasão de divisas e riquezas nacionais.(fonte:Fronteiras ddo brasil,conteudo@algosobre.com.br)

    Sabrina.

    ResponderExcluir
  3. A primeira e grande constatação é que, na fronteira, o direito à saúde é acrescido de outros componentes, verificando-se a mesma argumentação em termos dos países ricos e pobres. Ou seja, a população dos países que detém melhores condições de infraestrutura para atenção à saúde marcam uma cidadania delimitada pela área geográfica, sendo o aspecto financeiro o determinante dessa cultura. Os profissionais relatam que sofrem grandes críticas da população residente no país quando buscam incluir pessoas que vêm dos países vizinhos. Reconhece-se nesse caso, o entendimento do outro, o que vive fora de seu “mundo” como um estranho, um diferente, que não tem a titularidade do direito que é dada pela idéia de Estado-nação.

    fonte:(fronteira do mercosul processos de inclusão.)
    Diovana

    ResponderExcluir